Ore por este povo

Home Palavra Indignos transformados em missionários de Cristo

Quando estudamos a Bíblia precisamos ver sempre o panorama geral do que estamos estudando. Às vezes parece que estamos num paradoxo, numa contradição. Por exemplo, o apóstolo Paulo nos ensina que em Cristo as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo – II Cor. 5.17. Isso indica que não devemos mais lembrar quem éramos, mas nosso foco deve estar em quem somos em Cristo Jesus hoje, isso é correto? Corretíssimo. Mas o mesmo apóstolo também diz que o que ele havia sido, provocava tristeza em seu coração e por isso se considerava o menor dos apóstolos. Não é uma  contradição?

Não, se você fizer uma leitura correta.

- Não devemos lembrar quem éramos para nos sentir preso ao passado,

- não devemos lembrar o que fazíamos para sentir culpa por algo que Jesus já nos perdoou,

- não devemos lembrar quem éramos aceitando as acusações de satanás contra nós.

Mas existe pelo menos quatro razões para não nos  esquecermos de onde viemos e quem nós éramos:

1. Valorizarmos mais o que Deus fez por nós – Quem muito é perdoado muito ama. Somos o que somos por causa da Obra de Cristo a nosso favor. Nunca esqueça que não há merecimento em nós. “oh, oh, oh, nunca esquecerei, o que Deus fez por mim”. Quando você esquece quem era pode esquecer o que Deus fez por você.

2. Dependermos totalmente do Senhor – Pois quando sabemos de onde viemos e quem somos. O apóstolo Paulo é levado a reconhecer que todo seu ministério foi obra da graça em sua vida.

3. Amarmos e nos compadecermos dos pecadores – Quem fica acusando e julgando o pecador é porque pensa que nunca errou, que Jesus o encontrou cheirosinho e bonzinho.

4. Para que saibamos que o que Deus fez por mim pode fazer por qualquer pecador – Se eu me considero o principal dos pecadores e Deus deu jeito em minha vida, ele pode dar jeito na vida de qualquer pecador.

Estas quatro razões para que eu lembre do meu passado não permite que tais lembranças me paralisem, mas me impulsionará a proclamar o Evangelho do Reino e a dizer: O Deus que me alcançou pode alcançar você também.

Você pensa que você não pode fazer a obra de Deus por ser incapaz, ou por seu passado, ou até porque você tem aceitado o que o inimigo tem falado sobre você. Veja no Novo Testamento algumas pessoas que tinham um passado nada abonador e como o Senhor as transformou em agentes missionários.

Tema: “Indignos Transformados em Missionários de Cristo”

I) ELE TRANSFORMA UM LOUCO EM MISSIONÁRIO – Mc. 5.1-20

a) O endemoniado de Gadara viva arrastando correntes pelo cemitério, todo machucado, assustando os transeuntes. Esse era o quadro assustador desse homem.

b) Se alguém olhasse para o endemoniado gadareno jamais o imaginaria pregando as boas novas em sã consciência. Mas agora o texto Bíblico diz que ele está “assentado aos pés de Jesus vestido e em sã consciência” – Mc. 5.15

c) Agora o semblante de terror transmite uma paz celestial. Ele pede para seguir a Jesus. O que Jesus faz? Lhe dá uma missão: “Vá e diga aos teus tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti”.

d) Ele quer transformar você num missionário em sua própria casa, no meio de sua família.

II) ELE TRANSFORMA UMA ADULTERA EM EVANGELISTA- Jo. 4.1-39

a) A mulher samaritana não tem nome. Mas tem uma reputação nada boa. Mas é a esta mulher que Jesus dá uma tarefa: Vá chamar o seu marido. Ela foi e chamou toda a cidade. O que ela disse aos seus concidadãos? Encontrei o Messias. Ele sabe tudo ao meu respeito.

b) Se você olhasse para o histórico de vida dessa mulher você jamais diria que ela entraria para o rol dos evangelistas mais conhecidos da história bíblica. Ela levou uma cidade inteira ao encontro de Cristo.

c) Ele quer transformar você num missionário nesta cidade, aqui onde vivemos.

III) ELE TRANSFORMA UMA ENDEMONIADA EM TESTEMUNHA–Lc. 8.2 e Jo.20.1

a) Maria Madalena tinha sete demônios, mas agora liberta se transformou em discípula de Jesus, de discípula para testemunha é só um passo.

b) Como Jesus valorizou as mulheres, e especialmente estas que foram tão judiadas pelo pecado. Maria Madalena se transformou na primeira mensageira das novas da ressurreição. Em todo o Mundo se lê o registro dessa ex.endemoniada anunciando: Jesus vive, Ele ressuscitou!

IV) ELE TRANSFORMA UM EUNUCO EM MISSIONÀRIO TRANSCULTURAL – Atos 8.26-40

a) Um eunuco era proibido de entrar no templo para prestar culto a Deus. “Aquele a quem forem trilhados os testículos ou cortado o membro viril não entrará na assembléia do SENHOR. Deuteronômio 23.1. O Eunuco voltava do Templo em Jerusalem, onde ele não onde ele não poderia jamais ter acesso aos sacrificios, mesmo sendo prosélito, pois ele era castrado.

b) Pois foi a esse homem que o Espírito Santo conduziu Filipe. Tirou o evangelista de um grande trabalho missionário em Samaria para pregar a um Eunuco. O que aconteceu? Esse Eunuco se torna um missionário transcultural. Ele vai agora para a Etiópia levando as boas novas de salvação. Ele quer te enviar as nações!!!

V) ELE TRANSFORMA UM FEROZ PERSEGUIDOR NO MAIOR PLANTADOR DE IGREJAS DA HISTÓRIA – Rm. 15.17-21

a) Quem diria que Saulo de Tarso seria um homem tão apaixonado pelos perdidos como se tornou? Quem diria que Ele seria alguém tão apaixonado pela Igreja que ele tanto maltratava?

b) Nem mesmo os discípulos em Jerusalém acreditaram de pronto. Foi preciso Barnabé adotar Saulo para que ele pudesse ser recebido pelos irmãos.

Paulo nunca esqueceu o que fez. Em I Timóteo 1.12-15 ele diz que era “blasfemo e perseguidor e que o Senhor Jesus veio ao Mundo para salvar os pecadores dos quais eu sou o principal”.

c) O Senhor quer transformar você num apaixonado pela Igreja, onde você for você sentirá o desejo de ver uma Igreja plantada.

Conclusão

O meu passado serve para mostrar duas coisas:

1) O poder de Deus para transformar pecadores em Santos.

2) Que Deus transforma indignos em missionários que proclamam o que Ele fez e faz.

Deus é capaz de transformar:

  • Um louco em missionário para sua família
  • Uma mulher adúltera em evangelista para uma cidade
  • Uma endemoniada em testemunha da vida eterna
  • Um eunuco em missionário transcultural
  • Um feroz perseguidor da Igreja no maior apaixonado pela Igreja.

Você acha que ele não pode transformar você em um agente de propagação do seu Reino?

 

Pr. Eliézer Correia